top of page

Colômbia elege ex-guerrilheiro acusado de assassinatos, sequestros e atentados a bomba

  • Foto do escritor: Augusto Jatobá
    Augusto Jatobá
  • 20 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Pela primeira vez na história a Colômbia vai experimentar um governo de esquerda. O recém eleito presidente, Gustavo Petro, ex-guerrilheiro marxista, caso cumpra o seu programa, um misto de medidas ineficientes, demagógicas e populistas, com uma pitada de "mágica", levará o país ao desastre econômico.


Quase sempre, quando esquerdistas assumem o poder - como aconteceu no Brasil com os corruptos e ineptos petistas, na Argentina com os demagogos e corruptos peronistas, nas ditaduras da Venezuela e Nicarágua, onde reina o caos e, recentemente, no Peru e no Chile - a população sofre com políticas econômicas equivocadas. 


Nas campanhas eleitorais a canhota sempre promete o paraíso, mas acaba entregando algo muito mais próximo do inferno. 


O problema é que, como têm aversão ao mercado e ao capitalismo, acham que os culpados pelos problemas da humanidade são os ricos, os empresários e o imperialismo ianque. Então tentam corrigir as injustiças sociais com medidas populistas e demagógicas: tabelamento de preços, congelamentos, gastança desmedida e irresponsabilidade com as contas públicas.


A esquerda faz algo parecido com aquele pai irresponsável e perdulário que mima demais o filho com presentes, festas, viagens… Até que o dinheiro acaba. Aí estoura o cartão de crédito, faz empréstimos para tentar cobrir o rombo e chega uma hora que não tem mais de onde tirar dinheiro para pagar as contas.


Dizem querer um mundo sem ricos, mas depois de algum tempo no poder, "curiosamente" tornam-se milionários, como no caso de Lula, Cristina Kirchner, Maduro, Ortega, Fidel Castro e outros.

Associação com narcotráfico assassinatos, ataques com explosivos, massacres, sequestros, tortura e desaparecimento de pessoas

O recém eleito presidente da Colômbia, tem uma trajetória pra lá de complicada: foi preso por participar, como membro do grupo de guerrilha marxista M-19, de ataque terrorista ao Palácio da Justiça, uma ação que deixou mais de 100 mortos. Esses guerrilheiros do M-19 se associaram ao maior narcotraficante da Colômbia, Pablo Escobar. 


O presidente eleito, Gustavo Petro, foi denunciado e será julgado por um tribunal de Madri, pelo sequestro de um jornalista espanhol, quando o político era membro da extinta guerrilha M-19.


É acusado também por crimes contra a Humanidade, como "um dos maiores responsáveis" da guerrilha urbana, que em seus anos de atividade teria cometido crimes como "assassinatos seletivos", "ataques com explosivos", "massacres", "sequestros" e "tortura, tratamento cruel e desaparecimentos".

 
 
 

Comentários


Deixe-me saber o que você pensa

Obrigado!

© 2022 todos os direitos reservados.

bottom of page